Uso comum
O Diflucan é um antibiótico antifúngico que é usado para tratar infecções fúngicas chamadas candidíase. Esse medicamento é prescrito para o tratamento de diversos tipos de infecções como vaginal, na garganta e infecções fúngicas, infecções do trato urinário, peritonite e pneumonia. O Diflucan funciona matando fungos sensitivos interferindo na formação da membrana da célula fúngica.
Posologia e administração
Tome-o oralmente uma vez por dia, com ou sem comida e usando a colher de medida. Tome-o sempre no mesmo horário todos os dias com um copo grande de água para obter os melhores resultados. O Diflucan te faz sentir-se melhor 24 horas após ingerido. Contudo, seus sintomas só desaparecerão após alguns dias. Se não houver mudança em sua saúde depois de alguns dias, consulte seu médico imediatamente.
A dosagem para adultos varia do tipo de infecção, e consiste em:
1) Candidíase genital - 150mg numa dose única
2) Candidíase na mucosa - a dose depende de onde a infecção está localizada - 50mg diariamente durante um mês.
3) Infecções fúngicas na pele - 50mg diariamente durante 2-4 semanas;
4) Infecções fúngicas internas 400mg no primeiro dia, depois 200-400mg diariamente durante 6-8 semanas, ou por mais tempo, caso necessário.
5) Para prevenir a contracção de infecções fúngicas - 50-400mg diariamente, enquanto você tiver o risco de contrair uma infecção;
6) Para prevenir a infecção causada pelo Cryptococcus de voltar - 100-200mg diariamente por tempo indeterminado
A dosagem para crianças com idade entre 4 semanas e 15 anos também varia do tipo de infecção e consiste em:
1) Infecções das mucosas - 3mg/Kg diariamente;
2) Infecções fúngicas internas - 6-12mg/kg diariamente;
3) Prevenção de infecções fúngicas - 3-12mg/kg diariamente, enquanto houver o risco de contrair uma infecção.
Para crianças de 2-4 semanas de idade é a mesma dosagem vista acima mas administrado a cada 2 dias. Uma dose máxima de 12mg/kg a cada 2 dias.
Para crianças com menos de 2 semanas de idade é a mesma dosagem vista acima mas administrado a cada 3 dias. Não dê mais de 12mg/kg a cada 3 dias.
Nota: essa instrução é apresentada aqui apenas para se revisar. É extremamente necessária a consulta com seu médico antes de usá-lo. Isso te ajuda a obter os melhores resultados.
Precauções
Para as infecções fúngicas vaginais, os médicos normalmente prescrevem uma dose única de Diflucan. Se a infecção fúngica não melhorar depois de 5 dias, contacte seu médico o mais rápido possível. Seja cauteloso com esse medicamento se seu histórico médico incluir doenças hepáticas ou doenças renais. Embora incomum, esse medicamento pode deixar-te tonto, então fique mais atento ao dirigir ou operar máquinas. Diminua a ingestão de álcool. O Diflucan não deve ser usado durante a gravidez, ao engravidar ou ao amamentar sem o consentimento do médico. Não use-o antes de amamentar sem o consentimento do médico.
Contraindicações
O Diflucan não é permitido para pessoas com hipersensibilidade ao Fluconazol ou outro antifúngico com preparação azólica, tais como
clotrimazol, cetoconazol, itraconazol entre outros. O Diflucan também é contra-indicado para:
Distúrbios renais e hepáticos;
Doenças cardiovasculares, incluindo doenças cardíacas (frequência cardíaca ou alterações do ritmo);
Baixos níveis sanguíneos de cálcio, magnésio ou potássio.
Possíveis efeitos colaterais
Eles podem incluir uma reacção alérgica: urticária; dificuldade para respirar; inchaço da face, lábios, língua ou garganta. Além disso os efeitos secundários mais possíveis são:
náusea, dor de estômago, febre baixa, perda de apetite, urina escura, fezes cor de barro, icterícia (pele ou olhos amarelados);
febre, calafrios, dores no corpo, sintomas de gripe;
vesículas graves, descamação, e erupções vermelhas na pele;
fácil contracção de hematomas ou hemorragias, fraqueza incomum ou apreensão (convulsões).
Os efeitos menos sérios incluem:
náusea leve, vómito, diarreia ou dor de estômago;
dor de cabeça;
tonturas;
gosto estranho ou desagradável na boca, ou erupções cutâneas ou prurido.
Se você experienciar algum deles, pare de usar o Diflucan e converse com seu médico assim que possível. Também fale com seu médico sobre qualquer efeito secundário que pareça estranho.
Interação medicamentosa
O Diflucan interage com medicamentos como:
um anticoagulante como a varfarina (Coumadin)
ciclosporina (Gengraf, Sandimmune, Neoral);
um medicamento oral para diabetes, como glipizida (Glucotrol), glibenclamida (Diabeta, Micronase, Glynase), tolbutamida (Orinase), tolazamida (Tolinase), clorpropamida (Diabinese), e outros;
rifabutina (Mycobutin) ou rifampicina (Rifadin, Rifater, Rifamate, Rimactane);
um sedativo, como diazepam (Valium), lorazepam (Ativan), alprazolam (Xanax) ou midazolam (Versed);
medicamento para convulsões, como a fenitoína (Dilantin) ou ácido valpróico (Depakene);
tacrolimus ((Prograf);
teofilina (Theo-Dur, Theolair, Theochron, Elixophyllin, Slo-bid, outros).
Note também que a interacção entre dois medicamentos não significa que você deva sempre deixar de tomar um deles. Como de costume isso afecta os efeitos do medicamento, então consulte-se com seu médico para ver como as interacções então sendo geridas ou como devem ser geridas.
Dose perdida
Se você se esquecer de tomar sua dose no horário, tome-a assim que você se lembrar. Mas não a tome se estiver muito tarde ou se estiver quase no horário da próxima dose. Não tome doses duplas ou extras. Tome sua dose no dia seguinte no horário habitual.
Superdosagem
Os sintomas da sobredosagem do Diflucan podem incluir:
pensamentos ou comportamentos confusos ou incomuns. Se você experienciar algum desses sintomas, contacte seu médico imediatamente.
Armazenamento
Armazene em temperatura ambiente entre 15-25°C (59-77°F), longe da luz e humidade, crianças e animais. Não use após o prazo de validade.
Responsabilidade
Fornecemos apenas informações gerais sobre medicamentos, que não abrange todas as direções, possíveis integrações da droga ou precauções. As informações no site não podem ser usadas para auto tratamento e auto diagnóstico. Quaisquer instruções específicas para um determinado paciente deve ser acordado com seu médico encarregado do caso. Renunciamos a confiabilidade desta informação e erros que possam conter. Não somos responsáveis por quaisquer danos diretos, indiretos, especiais ou outros danos indiretos, como resultado de qualquer utilização da informação deste site e também para as consequências de auto tratamento.